domingo, 2 de junho de 2013

[PÓS-JOGO] Santos 1x1 Grêmio - 3ª Rodada do Brasileirão 2013

por Eduardo Alves

Olá torcedores!

Ontem antes do jogo, me peguei pensando em como as duas equipes se comportariam diante de um cenário não muito agradável, principalmente pelo lado do Santos que demitiu na sexta-feira o técnico Muricy Ramalho. A equipe santista, como já foi comentado aqui neste blog, está se reestruturando após a saída de um dos maiores ídolos de sua história, o atacante Neymar, que hoje defende as cores do Barcelona. O zagueiro Durval também está de saída da equipe, já possui acordo para retornar ao Sport e, sinceramente, acho que este nome não fará falta ao elenco.
Já o Grêmio, na minha opinião, apesar de já estar vivendo outros ares, internamente deve sentir a recente eliminação sofrida na Taça Libertadores da América (Corinthians, São Paulo e Palmeiras ainda devem sentir tal baque).

 Históricos à parte, o jogo ontem não foi dos mais interessantes. O Grêmio, no papel, possui uma equipe superior, possui jogadores de qualidade enquanto a equipe santista dependeria exclusivamente da criatividade do argentino Montillo e da habilidade da promessa Neilton. Nos primeiros minutos de jogo, vi o Grêmio com muito mais posse de bola, trabalhando mais a bola em todos os setores do campo e ainda não cedia espaços quando a equipe santista estava com a bola. Tanto volume de jogo deu resultado aos 11 minutos do primeiro tempo quando Zé Roberto, em um belíssimo passe de profundidade, deixou Vargas cara a cara com o goleiro Rafael e teve apenas  trabalho de chutar a bola para o fundo do gol do Santos. Vargas retornará ao Napoli, por possuir uma cláusula contratual a qual o clube italiano pode solicitar o retorno do jogador a qualquer momento.

Foto: Ivan Storti/Lance!Press

 Após o gol, o Grêmio até que se comportou de uma forma mais compacta e o Santos começou a sair para o jogo, porém não encontrava espaços para 'furar' a defesa da equipe gaúcha, limitando-se a passes e, às vezes, aproveitando as descidas do lateral Rafael Galhardo.
Não houveram grandes oportunidades no decorrer do tempo e o primeiro tempo acabou mesmo em 1x0 para o Grêmio (Zé Roberto chamava bastante a minha atenção e Montillo pela sua sonolência em campo).

Foto: Ale Cabral/Agência Estado

 No segundo tempo, o Santos saiu mais para o jogo mas não que tenha ficado totalmente elétrico em campo. W. José, Cícero e Neilton tentavam buscar espaços e levar o Santos ao ataque, enquanto Montillo deixava este blogueiro impaciente diante tanta omissão no jogo. O Grêmio não se abateu com o volume de jogo do Santos naquele momento apesar da pressão e continuo a destacar a presença em campo do Zé Roberto! Mesmo beirando os 39 anos, o meia ainda esbanja muito vigor físico em campo e técnica apuradíssma, diante do atual momento, não vejo razões para que este jogador integre a seleção brasileira...
Com as entradas de Gabigol (o garoto prefere Gabriel) no lugar de Renê Junior, Felipe Anderson no lugar de Montillo (este saiu muito vaiado pela torcida) e Alan Santos no lugar de Galhardo, deram mais velocidade para a equipe santista e uma química interessante entre Neilto e W. José começou a surgir. Aos 33 minutos do segundo tempo, Souza colocou a mão na bola em um lance 'esquisito' e, corretamente, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti para o Santos. W. José bateu firme, no meio do gol, sem chance alguma para o goleiro Dida que fez boas defesas no segundo tempo.
No final do jogo, Kleber, de cabeça, teve boa chance para colocar o grêmio novamente na frente, mas o goleiro Rafael fez a defesa.

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

 O Santos ainda segue sem vencer no campeonato com dois pontos (2 empates e 1 derrota) e o Grêmio, com um jogo à menos, tem 4 pontos (1 vitória e 1 empate). Enquanto o Santos se reestrutura, a equipe gaúcha precisa ter foco total na competição caso queira disputar o título continental no ano que vem.

  O jogo segue, caros torcedores!

Este texto foi escrito ao som do álbum 'Dig Out Your Soul da banda inglesa Oasis' versão instrumental.

Olhar do Torcedor também no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário