Torcida brasileira, carinhosamente, boa tarde!
Sua primeira passagem marcante como treinador aconteceu em 2004, quando dirigiu o São Caetano que se tornou campeão paulista daquele mesmo ano.
Em 2005 Muricy teve sua grande oportunidade em um time grande, o Internacional. Já havia treinado a equipe em 2003 e até conquistado um campeonato gaúcho, mas sem grande destaque pelo futebol regular jogado pelo Inter. Em 2005 foi outra história, o time do Inter além de conquistar o estadual, brigou ponto a ponto no Brasileirão de 2005 contra o Corinthians, e acabou ficando em 2º lugar no fim do torneio.
Então no segundo semestre de 2010 dirigiu o Fluminense, e veio uma surpresa em sua carreira, o convite para dirigir a Seleção Brasileira após eliminação do Brasil na Copa e saída de Dunga.
Mas Muricy recusou o convite, por ser um homem de palavra que costuma cumprir seus contratos até o final. Com isso Mano Menezes então treinador do Corinthians na época, assumiu a seleção, e Muricy prosseguiu no Flu. Nesse mesmo ano Muricy conquistou seu 4º titulo brasileiro, dessa vez no Rio e com outro tricolor, o tricolor das laranjeiras.
Só que em 2011 devido a uma má campanha na primeira fase da Libertadores, trocou o Fluminense pelo Santos, então treinado por Adilson Batista e que não vinha bem também. No final ambas as esquipes acabaram passando de fase, mas somente o Santos avançou das oitavas até a final onde se consagrou campeão do torneio continental. Além do título paulista conquistado no mesmo ano. Com isso só faltava o título de campeão mundial na carreira do treinador, título esse não conquistado depois de uma derrota histórica frente ao Barcelona, 4 a 0 no Japão.
E após um título paulista conquistado logo de cara no ano de 2012, as coisas pareciam que iriam caminhar para o treinador e sua equipe, mas, após chegarem como favoritos na semi-final da Libertadores frente ao Corinthians, o peixe amargou uma desclassificação para o time que viria conquistar a Libertadores e o Mundial daquele ano. Perdendo inclusive em seu território, a Vila Belmiro. Mesmo assim ainda conquistaram a recopa sulamericana frente a equipe da LaU, mas não fizeram um bom campeonato brasileiro em 2012, não conseguiram sequer uma vaga para a Libertadores.
Em 2013 apesar do mal futebol e dos boatos sobre a saída de Neymar, o peixe chegou na final do campeonato paulista, mas perdeu para o seu rival Corinthians com duas partidas muito ruins do peixe. Muricy que já havia sido internado com um sério problema de saúde, acabou sendo demitido nesta tarde pelo peixe.
Mercado de trabalho o treinador sempre terá, isso é um fato. Mas o principal motivo para o treinador sair das equipes que dirigiu, é o seu não talento em montar equipes ou reformular. No São Paulo de 2006, pegou uma equipe campeãa da Libertadores e do Mundial, montada no Paulistão de 2005 pelo técnico Leão. Em 2010 pelo Fluminense, pegou a equipe montada pelo treinador Cuca que conseguiu se manter na série A pelo Flu de maneira heroica em 2009. Em 2011 pegou um time montado pelo treinador Dorival Júnior, e deu continuidade ao trabalho.
A grande realidade é que o Muricy com certeza é um treinador vencedor, mas quando precisa montar ou remontar um elenco, não consegue ir bem. Vimos isso no São Paulo de 2009, no Palmeiras de 2010, no Fluminense de 2011 e agora no Santos de 2013.
Esse é o principal motivo da saída do treinador da equipe Santista, além de seus sérios problemas de saúde. É hora do Muricy descansar e se cuidar um pouco, para depois voltar.
"Olhos atentos,
Olhar do Torcedor!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário