sexta-feira, 31 de maio de 2013

Entendam o motivo sobre a demissão de Muricy Ramalho

por Chafik Buttros...
Torcida brasileira, carinhosamente, boa tarde!


 Nesta tarde uma notícia pegou todos os boleiros de surpresa, a demissão do treinador do Santos FC, Muricy Ramalho. Muricy não vinha de bons resultados no peixe, que agora vive uma transição com a saída de seu craque Neymar. Partidas apáticas e falta de poder de fogo eram os principais problemas do time da baixada, sem contar os graves problemas de saúde de Muricy.


 Muricy que foi um excelente volante, e teve passagem marcante pelo São Paulo, se tornou treinador por sua personalidade e grande admiração por Telê Santana. Também era lembrador por ser um "Discípulo de Telê".

             

 Sua primeira passagem marcante como treinador aconteceu em 2004, quando dirigiu o São Caetano que se tornou campeão paulista daquele mesmo ano.


 Em 2005 Muricy teve sua grande oportunidade em um time grande, o Internacional. Já havia treinado a equipe em 2003 e até conquistado um campeonato gaúcho, mas sem grande destaque pelo futebol regular jogado pelo Inter. Em 2005 foi outra história, o time do Inter além de conquistar o estadual, brigou ponto a ponto no Brasileirão de 2005 contra o Corinthians, e acabou ficando em 2º lugar no fim do torneio.


 Em 2006 Muricy teve sua grande oportunidade, dirigir o clube pelo qual jogou e se destacou, e que havia treinado entre 94/96 mas vivendo fase instável, o São Paulo FC. No tricolor dessa vez o treinador encontrou um grupo melhor para dirgir e um ambiente favorável. Durante três anos no tricolor 2006/2009, Muricy conquistou o tricampeonato brasileiro 2006/2007/2008, tornando o São Paulo hexacampeão do torneio. Porém, ficava marcado também por não conseguir bons resultados em torneios de mata-mata, e no tricolor foi eliminado por três edições seguidas da Libertadores.


 No segundo semestre Muricy assumiu o Palmeiras, e logo que chegou conseguiu colocar o verdão na ponta da tabela do campeonato, e parecia que iria conquistar seu 4º brasileiro de forma consecutiva. Mas depois de liderar por 19 rodadas, o Palmeiras teve uma baixa como poucas vezes tivemos a oportunidade de ver no futebol. E o verdão além de não conquistar o título daquele ano, não conseguiu se quer uma classificação para a Libertadores do ano seguinte.


 Então no segundo semestre de 2010 dirigiu o Fluminense, e veio uma surpresa em sua carreira, o convite para dirigir a Seleção Brasileira após eliminação do Brasil na Copa e saída de Dunga.


 Mas Muricy recusou o convite, por ser um homem de palavra que costuma cumprir seus contratos até o final. Com isso Mano Menezes então treinador do Corinthians na época, assumiu a seleção, e Muricy prosseguiu no Flu. Nesse mesmo ano Muricy conquistou seu 4º titulo brasileiro, dessa vez no Rio e com outro tricolor, o tricolor das laranjeiras.


 Só que em 2011 devido a uma má campanha na primeira fase da Libertadores, trocou o Fluminense pelo Santos, então treinado por Adilson Batista e que não vinha bem também. No final ambas as esquipes acabaram passando de fase, mas somente o Santos avançou das oitavas até a final onde se consagrou campeão do torneio continental. Além do título paulista conquistado no mesmo ano. Com isso só faltava o título de campeão mundial na carreira do treinador, título esse não conquistado depois de uma derrota histórica frente ao Barcelona, 4 a 0 no Japão.


 E após um título paulista conquistado logo de cara no ano de 2012, as coisas pareciam que iriam caminhar para o treinador e sua equipe, mas, após chegarem como favoritos na semi-final da Libertadores frente ao Corinthians, o peixe amargou uma desclassificação para o time que viria conquistar a Libertadores e o Mundial daquele ano. Perdendo inclusive em seu território, a Vila Belmiro. Mesmo assim ainda conquistaram a recopa sulamericana frente a equipe da LaU, mas não fizeram um bom campeonato brasileiro em 2012, não conseguiram sequer uma vaga para a Libertadores.
 Em 2013 apesar do mal futebol e dos boatos sobre a saída de Neymar, o peixe chegou na final do campeonato paulista, mas perdeu para o seu rival Corinthians com duas partidas muito ruins do peixe. Muricy que já havia sido internado com um sério problema de saúde, acabou sendo demitido nesta tarde pelo peixe.


Mercado de trabalho o treinador sempre terá, isso é um fato. Mas o principal motivo para o treinador sair das equipes que dirigiu, é o seu não talento em montar equipes ou reformular. No São Paulo de 2006, pegou uma equipe campeãa da Libertadores e do Mundial, montada no Paulistão de 2005 pelo técnico Leão. Em 2010 pelo Fluminense, pegou a equipe montada pelo treinador Cuca que conseguiu se manter na série A pelo Flu de maneira heroica em 2009. Em 2011 pegou um time montado pelo treinador Dorival Júnior, e deu continuidade ao trabalho.
 A grande realidade é que o Muricy com certeza é um treinador vencedor, mas quando precisa montar ou remontar um elenco, não consegue ir bem. Vimos isso no São Paulo de 2009, no Palmeiras de 2010, no Fluminense de 2011 e agora no Santos de 2013.


 Esse é o principal motivo da saída do treinador da equipe Santista, além de seus sérios problemas de saúde. É hora do Muricy descansar e se cuidar um pouco, para depois voltar.


"Olhos atentos,
    Olhar do Torcedor!"


[PÓS-JOGO] Atlético MG 1x1 Tijuana - Quartas de Final da Libertadores 2013

por Eduardo Alves...
Um bom dia aos torcedores! 

 O futebol definitivamente é um esporte apaixonante! E acredito que os torcedores do Atlético-MG sabem bem do que estou falando após o jogo de ontem contra o Tijuana do México.

A equipe mineira entrou em campo ontem com a vantagem de jogar por até 3 resultados diferentes (empate sem gols, empate em 1 a 1 ou uma simples vitória) forçando a equipe mexicana a pressionar o adversário e, diga-se de passagem, até o fez bem nos primeiros 5 minutos de jogo adiantando a marcação na saída de bola do Atlético-MG.



 Logo após a rápida pressão inicial do Tijuana, o clube mineiro conseguiu impor o seu ritmo de jogo centralizando suas jogadas ofensivas em Ronaldinho e Bernard enquanto Diego Tardelli e Jô movimentavam-se intensamente para fugir da marcação dos zagueiros Gandolfi (mais catimbou do que jogou futebol) e Ortiz. Mesmo com maior volume de jogo, o Atlético-MG demonstrava muita ansiedade na hora de finalizar as jogadas.




 Mesmo o Atlético-MG pressionando e tendo mais posse de bola, aos 24 minutos, Riascos acertou um belo ‘sem-pulo’ colocandoo Tijuana na frente no placar e estádio Independência no mais absoluto silêncio. Há quem diga que seria mais uma ‘amarelada’ do time mineiro e, se tratando de Libertadores da América, até este blogueiro se arriscou a dizer que o Atlético cairia em desgraça a partir daquele momento.

 A equipe mineira continuou, com Ronaldinho, Bernard (que esteve abaixo do esperado) mais as descidas de Marcos Rocha (que teve uma bela chance na segunda metade do primeiro tempo em um chute cruzado) e Leandro Donizete, pressionar ainda mais a equipe mexicana, porém continuava esbarrando na ansiedade. A equipe mexicana continuava com sua linha de cinco defensores oferecendo mais campo para o Atlético-MG e tentava sair nos contra-ataques, na maioria das vezes, articulados pelo interessante meia Arce e este, buscando o rápido Riascos que, apesar de não ser habilidoso, levava perigo a linha defensiva do Atlético.
Aos 40 minutos, Ronaldinho levantou a bola na área em uma cobrança de falta e Réver, livre de marcação e até que ‘pego de surpresa’, só teve o trabalho de tocar a bola para o fundo do gol de Saucedo. Este foi o primeiro tempo.




 No segundo tempo, logo no início, o técnico Antonio Mohamed, do Tijuana, substituiu o zagueiro Ortis e colocou o atacante Martinez enquanto o Atlético retornou com a mesma equipe. O jogo continuava tenso e por uma boa parte do segundo tempo, o Atlético não conseguia manter a bola no campo de ataque e ainda era surpreendido com as rápidas investidas do Tijuana com seus contra-ataques articulados por Arce e Martinez.



 Aos 24 minutos, após falha de Rycharlison, Piseño, que entrou no lugar de Moreno, perdeu um gol incrível frente a frente com Victor e, minutos depois, em cobrança de falta, Arce acertou o travessão do Atlético-MG. A esta altura, a equipe mexicana parecia estar bem próxima de marcar mesmo com a equipe mineira levando perigo ao gol do Tijuana em alguns momentos. Nesta altura, Cuca já tinha sacado Bernard para a entrada de Luan e também sacou Marcos Rocha para a entrada de Josué.




 Quando o jogo caminhava para o final, Leonardo cometeu pênalti claro em Aguillar. Me impressionou a coragem do árbitro em marcar uma penalidade máxima nos descontos e contra o time da casa diante das circunstâncias do jogo. Houve bate-boca, pressão e um clima pesadíssimo tomou conta do estádio. Riascos, um dos destaques do Tijuana no jogo, chamou a responsabilidade e, certamente, sacramentaria a eliminação do clube mineiro caso convertesse a cobrança. Victor defendeu a cobrança de Riascos com os pés e, obviamente, a defesa foi comemorada pela torcida como se o time estivesse conquistado o título. Muitos torcedores do Atlético-MG devem estar comentando que a defesa é a arrancada da equipe para o título.

Após o final da partida e com a classificação em mãos, Réver foi expulso. Sinceramente? Aquilo era o menos importante depois de tanta emoção vivida em mais uma noite de futebol. Um esporte ridiculamente apaixonante.



"Olhos atentos,
    Olhar do Torcedor!"



[PÓS-JOGO] Internacional 2x0 Criciúma - 2ª Rodada do Brasileirão 2013

por Gustavo Toniolo...
Alô boleiros, bom dia!

 Mais uma partida da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada na noite deste feriado. Internacional e Criciúma se enfrentaram na gelada Caxias do Sul e a equipe gaúcha conseguiu sua primeira vitória na competição, 2x0.


 O Inter, capitaneado por D'alessandro, que vive grande fase, partiu pra cima logo de início e acabou fazendo os gols da partida com apenas 15 minutos. No primeiro, Willians bateu de fora da área, contou com desvio em Marlon e a bola foi no canto direito do goleiro Bruno. No segundo, cruzamento de D'alessandro (segunda assistência em dois jogos) e gol de cabeça de Rodrigo Moledo.


 Vitória colorada sem sustos, Muriel nenhuma defesa praticou. Destaque para Fred, que cada partida mais se torna o motorzinho do time, lembrando Tinga em alguns momentos. Lembrança também aos zagueiros, Rodrigo Moledo e Juan não cometeram uma falta se quer! Fabrício também se destaca a cada jogo com bons desarmes e colocando velocidade nos ataques pelo lado esquerdo, fazendo com que Kléber jogue cada vez menos. Destoou do time o atacante Rafael Moura. o Inter precisa de um substituto melhor para o Damião.


 Do lado catarinense, estreia discreta de Serginho, pouco acrescentou e o time sentiu falta do volante Élton, que não jogou pois ser emprestado pelo Inter. João Vitor não pode ser camisa 10 de time nenhum da série A. Os atacantes Fabinho e Lins não estiveram bem como deles se espera, devido ao excelente Campeonato Catarinense que fizeram. Mas acredito que o time carvoeiro tem totais condições de se manter na série A, existem outros 4 times piores.


 "Olhos atentos,
    Olhar do Torcedor!"


[PÓS-JOGO] Criciúma 3x1 Bahia - 1ª Rodada do Brasileirão 2013

por Marcus Vinicius
Boleirada, boa tarde!

 O que poderia se esperar de um jogo entre Criciúma e Bahia???


 Com a apresentação do técnico novo Cristóvão Borges, as expectativas do jogo poderiam ser boas, porém o Bahia continua sem a apresentação de um futebol decente. Com apenas uma ou outra jogada o time baiano não apresentou nada em campo, parece que não entrou no campeonato, um time com tanta expressão e sempre apresentando bons jogos não pode chegar a essa situação critica. No próximo embate o Bahia enfrenta o Coritiba em casa para a sua recuperação.


 Já o Criciúma que não tem nada a ver com o problema do Bahia e vem de uma conquista no pequeno campeonato catarinense, e se manteve no ano do acesso mais da metade do campeonato entre os 4 melhores, vem com a intenção de se firmar na serie A. E pelo futebol apresentado neste final de semana tem sim chances de permanecer na elite, ressaltando a importância de um jogo em casa e com a sua torcida apoiando. Média de 15 mil torcedores no Heriberto Hulse, o próximo confronto do Tigre é o Internacional fora de casa.


 Com uma vitória convincente por 3x1 em casa, e com um golaço no final do jogo, o jogador Lins que foi destaque no campeonato estadual teve uma bela atuação no jogo, podendo ser um grande nome revelação neste campeonato. Goleiro Bruno que também teve uma atuação muito boa, com defesas difíceis e reposições precisas.



 É isso ai Boleiros “entrando Duro mais sempre na bola”  até a próxima.

 "Olhos atentos,
     Olhar do Torcedor!"



quinta-feira, 30 de maio de 2013

[PÓS-JOGO] Atlético PR 2x2 Cruzeiro - 2ª Rodada do Brasileirão 2013

por Chafik Buttros...
Torcida brasileira, carinhosamente, boa noite!

Ontem 29/05/13, tivemos a 2ª rodada do Brasileirão 2013, em um meio de semana. Até ai tudo bem, tudo certo. Acontece que uma partida dentre as muitas que teríamos na quarta-feira, foi marcada para o horário de 15:00. Horário absolutamente incomum para uma quarta-feira, onde os jogos costuma ser no período noturno. Mas a decisão do horário foi devido ao estádio no Paraná, não ter luz artificial que suportasse o evento. É mole????
 Pois bem, a partida foi Atlético PR x Cruzeiro.

 Eu já pude acompanhar diversas partidas de futebol profissional, tanto na tv quanto em estádios. E de todas as partidas que já assisti, de todos os cantos do mundo, essa foi com o campo mais precário. Disparado.
 O Atlético PR disse que mandou o jogo para este local, pois seu estádio está em reforma para os jogos da Copa do Mundo. Ai eu perguntou: Com o estádio Couto Pereira na capital, porque não alugar junto ao Coritiba???
 Rivalidade pouco importa nessas horas, o evento é mais importante. Para jogar na Série A, é preciso ter cabeça de Série A.

 Uma partida muita fraca técnicamente, com os jogadores não conseguindo fazer os passes e levar a bola em grande profundidade. O primeiro tempo dentro das condições, foi dominado pelo Atlético PR. Que parecia que ia dominar de vez a partida, quando fez 2x0.
 Não soube dominar o resultado e no fim do primeiro tempo aos trancos e barrancos, Dedé fez o gol da raposa.

 No segundo tempo o Cruzeiro fez um gol super relâmpago, com 10 segundos de jogo. E teve algumas boas oportunidades, mesmo assim, o resultado de empate se manteve. As condições de jogo prejudicaram ambas as equipes, e a torcida do Atlético PR vaiou a equipe no fim do jogo.

 Uma partida muito fraca, daquelas que gostaríamos de esquecer que acompanhamos...

 "Olhos atentos,
    Olhar do Torcedor!"


Minha lembrança de Neymar - Parte II

por Gustavo Toniolo....
Boa noite boleiros!

 Neymar jogou pela seleção brasileira na quarta feira, dia 15/08/12, em Estocolmo, Suécia. 

 No mesmo dia, pegou um avião até o Brasil, pois o Santos jogaria no dia seguinte contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Chegou em Florianópolis na quinta-feira pela manhã. Enquanto Neymar viajava e descansava, eu trabalhava e trabalhava.

 A partida começa às 21h, mesmo horário em que eu saía de meu trabalho, botei o fone e fui até o terminal para pegar o ônibus. Cheguei com 20 minutos de partida, com Juan do Santos, já expulso. E me dirigi ao Setor D, atrás do gol à direita das cabines de tv.

 Primeiro tempo com algumas chances de gol, mas termina 0x0. Segundo tempo com 3 minutos, jogada de Aloísio pela esquerda, cruzamento para Fernandes, 1x0 Figueirense. 3 minutos depois, vem minha lembrança de Neymar.
 Gersón Magrão cobra o lateral para Neymar. O craque do moicano já recebe adiantando em velocidade de Claudinei. E eu, atrás do gol, comento com meus amigos ''gol deles!''. Fred vem pra cobertura, mas é driblado também, abrindo bom ângulo para um chute a gol. Da visão que eu tinha, mais um comentário: ''ferrou!''. Neymar bate de chapa, no ângulo do goleiro Wilson. Golaço, 1x1.

 O Santos virou a partida para 3x1, mas o que ficará na memória, foi o lindo lance de Neymar e a visão que eu tive antes da finalização. Nunca me esquecerei.



 Boa Sorte, Neymar!

 "Olhos atentos,
     Olhar do Torcedor!"

segunda-feira, 27 de maio de 2013

[VISÃO DE ARQUIBANCADA] Corinthians 1x1 Botafogo 25/05/13

Foto tirada por Chafik Buttros Filho, diretamente do Estádio do Pacaembu!

31 mil pessoas - Sábado 25/05/2013 às 21:00 - São Paulo-SP



[PÓS-JOGO] Santos 0x0 Flamengo - 1ª Rodada do Brasileirão 2013

Por Chafik Buttros
Tamo de olho!

 Quando marcaram a partida Santos x Flamengo para o "recém-inaugurado" estádio Mané Garrincha em Brasília, não podiam esperar que essa fosse a última partida do craque Neymar com a camisa do alvinegro praiano. Claro, esse foi um ingrediente e tanto para o jogo.

 Mas a partida foi absolutamente morna, para não dizer ruim. Santos e Flamengo estão com equipes muito fracas para as respectivas camisas, e seus treinadores terão que ficar ligados no decorrer do campeonato.

 Poucas oportunidades de gol, e chance clara só o Flamengo teve. Uma, desperdiçada pelo jogador do mengo. Neymar em algumas jogadas um pouco fominha, por querer fazer o gol de despedida que não aconteceu. E estádio cheio.

 Por sinal uma dúvida que tenho: O que irão fazer com o estádio Mané Garrincha após a Copa???

 Santos e Flamengo com o farol vermelho ligado, atenção é a palavra principal.


 Parece pouco o que tenho pra dizer sobre essa partida, e olha que acompanhei ela inteiramente com atenção total. Mas o retrato da partida foi exatamente esse, talvez o pior jogo da rodada.

 "Olhares atentos.
      Olhar do Torcedor!"